Receba Alertas por SMS

Você pode receber avisos e alertas de desastres por SMS. O serviço é totalmente gratuito. Clique aqui e saiba como se cadastrar!

Como agir em desastres

Aprenda dicas importantes de como agir em caso de desastres! Clique aqui e saiba como proteger você e sua família de eventos de risco.

Mapa em Tempo Real

Saiba mais sobre o Monitoramento do Risco Hidrológico e Geológico da sua região!

🌧️⚠️ Saiba como agir em inundações

Fique em Local Elevado

Busque abrigo em andares superiores e evite áreas inundadas.

Evite Áreas Alagadas

Águas correntes podem ser perigosas; evite atravessar áreas alagadas ou rios transbordados.

Desligue Eletricidade e Gás

Para evitar choques e explosões, desligue a eletricidade e o gás da casa durante as inundações.

Defesa Civil Estadual promove capacitação e integração de agentes

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) iniciou, nesta quarta-feira (17.04), o Programa Permanente de Nivelamento Técnico Operacional envolvendo as 11 Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (REDECs).

SEDEC-RJ PARTICIPA DO CEDESNAT EM BRASÍLIA

A audiência pública, intitulada "Debate com os Coordenadores Estaduais das Defesas Civis sobre as medidas de prevenção de desastres e calamidades públicas e auxílio às vítimas" reuniu especialistas de diversos estados para compartilhar conhecimentos e experiências visando aprimorar as estratégias de prevenção e resposta a emergências.

SECRETÁRIO DE ESTADO LEANDRO MONTEIRO ACOMPANHOU OS TRABALHOS EM BOM JESUS DE ITABAPOANA-RJ

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, percorreu os pontos mais afetados pelas enxurradas que atingiram a região.

ESCOLA DE DEFESA CIVIL - ESDEC

CURSOS ABERTOS

CONFIRA NOSSOS CURSOS EM ANDAMENTO

SIGTRED

SISTEMA DE CADASTRO E INCRIÇÃO PARA OS CURSOS

Ambiente Virtual EAD

AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM EAD/EsDEC

ESTRUTURA DA DEFESA CIVIL

CBMERJ

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

ESDEC

Escola de Defesa Civil

DGDEC

Diretoria-Geral de Defesa Civil

CEMADEN RJ

Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

SUBSEDEC

Subsecretaria de Estado de Defesa Civil

SUOP

Superintendência Operacional

ICTDEC

Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil

CESTGEN

Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear

CESTGED

Centro Estadual de Gestão de Desastres

CCCEN

Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear

PCAH

Posto Central de Ajuda Humanitária

ASSINFO

Assessoria de Informática da SEDEC

CEAACRe

Coordenação Especial para Assuntos Ambientais e de Cidades Resilientes

CEPEDEC

Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil

CONT

Controladoria da SEDEC

Ouvidoria

Ouvidoria-Geral da SEDEC

CAML

Coordenadoria de Apoio à Medicina Legal

Perfil do Coronel BM Leandro Monteiro

O coronel Leandro Sampaio Monteiro é secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde 29 de setembro de 2020. Nomeado para o cargo aos 41 anos de idade, atualmente é o comandante-geral mais jovem do Brasil.

Sedec-RJ participa de workshop de segurança de barragens de usinas hidrelétricas

Segunda edição do evento internacional aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais

 

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) participou do II Workshop Internacional de Segurança de Barragens de Usinas Hidrelétricas em Minas Gerais. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de setembro e foi organizado pela Associação Brasileira de Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE).

Na ocasião, foram apresentados trabalhos e criados debates a respeito da segurança de barragens.  A Defesa Civil do Estado foi representada pelo tenente-coronel Werner,  diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil. O oficial externou, em uma mesa redonda, sobre desafios e oportunidades relacionados ao assunto. Também abordou a necessidade do Ministério do Desenvolvimento Regional de participar da construção e revisão da legislação nacional de segurança de barragens, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, apoiada pelas secretariais estaduais de Defesa Civil.

Outros temas tratados no encontro foram: desafios da implantação e integração com os planos de contingências; experiência brasileira com a regulação de segurança de barragens; desafios da gestão da política nacional de segurança de barragens e o papel da ANA e ANEEL como agentes de fiscalização e revisão de legislação; plano de ação de emergências: desafios para o setor elétrico; segurança operacional de barragens; automação e monitoramento de barragens  e novas tecnologias; entre outros.

Destaques - as contribuições apresentadas pela consultora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal (LNEC), Maria Teresa Viseu, despertaram muito interesse, principalmente, quanto à participação dos órgãos de Proteção e Defesa Civil em Portugal na auditoria dos Planos de Ação de Emergência (PAE). Segundo a profissional, os planos precisam de aprovação dos referidos órgãos municipais e distritais.

O engenheiro de planejamento Diogo Martins apresentou as ferramentas e os procedimentos adotados pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), seus objetivos, indefinições, dificuldades e metas. Outro ponto alto foi o aplicativo desenvolvido e apresentado pela CEMIG, chamado Proximidade. O App permite o cadastramento das vítimas potenciais, manchas de inundação e georreferência das informações, assim como as respectivas rotas de fuga e os pontos de apoio. O engenheiro Diogo informou que a ferramenta pode ser utilizada em todo território nacional, de modo gratuito, desde que os empreendedores insiram os dados de suas barragens para alimentar o sistema.  

O evento contou com a presença do presidente da ABRAGE, presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, representantes das defesas civis dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e do governo federal.

 

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO

DEFESA CIVIL RJ